Registo Oncológico Nacional

RON

O Registo Oncológico Nacional – RON é um registo centralizado, assente numa plataforma única eletrónica, cuja finalidade é a recolha e a análise dos dados de todos os doentes oncológicos diagnosticados e ou tratados em Portugal.

Assim, o RON permite a monitorização da atividade realizada pelas instituições, da efetividade terapêutica, a vigilância epidemiológica, a investigação e, em articulação com o INFARMED, a monitorização da efetividade de medicamentos e dispositivos médicos.

Nesse sentido, e de forma a permitir a resposta das instituições aos desafios impostos pelo RON, o Globalcare está a desenvolver um conjunto de funcionalidades no módulo ANAPAT.

1. A quem se destina o RON?

O Registo Oncológico Nacional destina-se a todos os laboratórios que desenvolvam atividade de diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas (estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS), serviços regionais de saúde; estabelecimentos e serviços dos sectores social e privado).

Nesse sentido, incluem-se os laboratórios que utilizam o módulo ANAPAT, do Globalcare.

2. Quais as alterações que o Globalcare está a implementar para possibilitar a integração com o RON?

As alterações no módulo de ANAPAT, que possibilitam o registo de todos os marcadores moleculares preconizados pelo RON são as seguintes: 

. Disponibilização de formulários, onde podem ser efetuados os registo dos resultados obtidos no diagnóstico, cirurgias e caracterização do tumor.

. Integração da codificação disponibilizada pela SPMS para registo tipificado da topografia e morfologia.

. Integração com os novos serviços RON disponibilizados pela SPMS.

3. Em que versões serão disponibilizadas as alterações no Globalcare?

Estas alterações serão disponibilizadas nas versões R17 e Globalcare X, prevendo-se a sua libertação no fecho da versão, em fevereiro de 2019.